quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Restringindo o Peso da Culpa



           Ela está no topo da lista de ferramentas manipuladoras. 

           Se você consegue fazer com que alguém se sinta culpado, então você sabe do que estamos falando. O problema é que as pessoas se cansam de serem forçadas a sentir culpa o tempo todo enquanto o manipulador pensa que está levando vantagem. No final, eles acabam perdendo o respeito de todos e tornando os amigos, parentes e colegas de trabalho distantes (como não podem se livrar do manipulador, as pessoas se defendem tentando ficar o mais longe possível). Uma das regras básicas na hora de acabar com o peso da culpa é cortar o mal pela raiz, assim que começam a usar o truque em você. Lembre-se: A culpa é deles, não sua. Confira abaixo formas de se lidar com a culpa que os manipuladores empurram para cima de você:

Ø  Reconheça o joguinho deles. É sempre assim: “Se você ligasse pra mim de verdade, você iria...”, ou “Se você fosse mais responsável, você iria...”, ou ainda, “Se você me entendesse de verdade, você iria...”. Em todos esses casos, dá para substituir essas frases por “Faça o que eu quero.” Outro jeito de fazer com que você se sinta culpado é jogar na sua cara o que você nunca faz, por exemplo: “Sabia que eu tinha entendido errado! Você jamais teria feito isso sem falar comigo antes.” Traduzindo para o manipulês, isso quer dizer: “Nunca faça nada sem antes me consultar!”

Ø  Devolva na mesma moeda. Deixe que eles provem do próprio veneno e não deixe que a forma como eles vêem seu comportamento determinar a situação. Assim eles têm a chance de sentir na pele o que ficam jogando na cara de todo mundo. Basta repetir o que o manipulador disse e fazer o mesmo jogo deles, acusando-os de não darem valor a você. Dessa forma você se livra da obrigação que tentam empurrar para você. Por exemplo:

Manipulador: "Você não está nem aí para todo o esforço que dedico para você."

Você: "Claro que eu ligo para todo o esforço que você dedica para mim. Você está cansado de ouvir isso. Mas parece que você é que não liga muito para o quanto eu me importo com você."

Manipulador: “Mentira! Eu dou valor sim!”

Você: “Claro, do mesmo modo que eu dou valor pro seu esforço e dedicação.”

       Não deixe que coloquem uma “coleira” em você. Quando eles começam a jogar a culpa em você se fazendo de coitadinhos, não caia nessa. Ao invés disso, rebata na hora. Por exemplo:

Manipulador: “Tudo bem, vai lá acampar com seus amigos enquanto eu fico aqui cuidando sozinha dos cachorros. Não se preocupe comigo.”

Você: “Que maravilha! Que sorte a minha ter você para cuidar dos cachorros enquanto viajo. Obrigado!”

0 comentários:

Postar um comentário