terça-feira, 21 de julho de 2015

Porque as pessoas se relacionam? - O que pode estar fazendo de errado?


Existem muitas razões que levam as pessoas a se relacionar. Muitos acreditam que o que faz duas pessoas se relacionarem é o amor. Alguns descrevem o amor como um sentimento, ou como muitos dizem, uma paixão. Outros descrevem como borboletas no estomago e outros descrevem o amor como companheirismo, entre diversos outros.

Fato é que a palavra amor é um conjunto de palavras que representam a união de duas pessoas. Isso implica que nem sempre a palavra amor é utilizada adequadamente em seu contexto, visto que mesmo que duas pessoas não sintam mais nada um pelo outro, ainda poderiam estar juntos. Existem muitas razões para duas pessoas se envolverem;

Para entender o amor, temos que entender o porque as pessoas se relacionam, eis os principais motivos:


Na imagem acima temos 12  motivos que me vem a cabeça agora. Explicando rapidamente a imagem, basicamente ela demonstra que, para alguém se relacionar pode ser por um único motivo, por alguns desses motivos, por muitos desses motivos ou por todos eles.

Irei explicar um por um.

Conveniência é o envolvimento de duas pessoas por ser adequado ou necessário estarem juntas. Geralmente envolve alguma necessidade, como ser um bom provedor ou para que as crianças não se prejudiquem, entre diversos outros casos. A conveniência também está ligada a diversos outros pontos, assim como disse acima, as pessoas podem se unir por um único motivo, ou se unir por vários motivos. 

Necessidade é o envolvimento de duas pessoas, no qual uma necessite de algo da outra. Uma pessoa insegura, tende a procurar alguém seguro. Uma pessoa que tem medo de ficar só, tem a necessidade de estar com alguém. Uma pessoa que está a muito tempo sem fazer sexo, tem a necessidade de saciar sua sede. Alguém com poucas ou nenhuma opção, tende a se envolver por necessidade e conveniência. 

Prazer é o envolvimento de duas pessoas baseado na satisfação sexual, que geralmente está ligada diretamente com a atenção, afeto e atração. Muitas pessoas casadas tendem a trair por causa de alguma necessidade como falta atenção, afeto e atração, e também pela necessidade de prazer. É importante notar que a traição raramente acontece por um único motivo. Se alguém recebe o prazer que quer, tende a se relacionar com quem oferece este prazer. Desta forma não procurando alguém de fora para saciar sua necessidade sexual. Em muitos casos, mesmo que a pessoa não receba o prazer que quer, pode continuar na relação por outros motivos como, sentimento.

Sentimento é o envolvimento de duas pessoas quando uma ou as duas estão apaixonadas. Ao mesmo tempo que é muito bom estar apaixonado por alguém, também é possível se tornar algo negativo. Sentimento quando ultrapassa o limite nos cega, e assim pode nos impedir de ver com quem estamos relacionados. Nos impede de ver que a relação está muito ruim e desequilibrada. O Sentimento fora de controle pode e irá trazer muitos, mas muitos problemas. Algumas pessoas ficam em relacionamentos abusivos por causa do sentimento, o que leva muitas pessoas a aceitarem traições, agressões, estupros entre marido e mulher, entre diversos outros. Junte o sentimento, com a conveniência, necessidade, prazer, fora de um equilíbrio e terá uma pessoa que sofrerá na relação. Os abusos acontecem quando alguém sabe que pode tirar alguma vantagem baseado na paixão de outra pessoa. 

Atração é o envolvimento de duas pessoas por questões biológicas, da qual pode se tornar paixão e sentimento a longo prazo, como também pode durar pouco tempo. Mulheres tendem a descrever atração como excitação, borboletas no estomago, coração palpitar acelerado, ficar molhada. A atração está envolvida com a Tensão Sexual, que leva ao desejo, podendo gerar uma paixão ardente e finalizar com o prazer ou com envolvimento a longo prazo.

Interesse é  envolvimento de duas pessoas quando uma delas tem algo que interessa a outra pessoa. Geralmente são bens matérias como carros, beleza, dinheiro, mas também questões como influência social, fama, status, entre diversos outros. Muitas relações que envolvem o interesse, envolvem uma troca. Enquanto ambas as partes recebem o que querem, a relação continua. É como uma zona da amizade.

Atenção é o envolvimento de duas pessoas, do qual uma delas se sente muito bem por ser ouvido, por ter a presença de alguém por perto, entre outros motivos. É claro que é muito complicado alguém se envolver somente por atenção, geralmente a atenção vem acompanhada de afeto, prazer e interesse. É possível que alguém se apaixone pelo simples fato de ter atenção, e geralmente essas são pessoas inseguras e que tendem a viver de alguma forma em solidão da qual um simples ato de atenção pode desencadear a paixão. 

Afeto é o envolvimento de duas pessoas, pelo carinho, desejo, e companheirismo. O afeto geralmente não vem sozinho, visto que assim como a atenção não é o suficiente para gerar um sentimento ou paixão forte. Em alguns casos em pessoas mais necessitadas de atenção, é possível que o afeto sozinho leve a pessoa a se apaixonar. Na maior parte dos casos o afeto vem acompanhado de outras características.

Maturidade é o envolvimento de duas pessoas dada a experiência que uma delas ou as duas possuem. Experiência gera conhecimento e assim a maturidade em determinada área se torna ideal. A maturidade faz com que a pessoa se torne mais interessante, e que ao mesmo tempo melhore diversas de suas características. Quem utiliza a maturidade, raramente se envolve somente por necessidade ou conveniência, visto que a pessoa possuí uma cultura, conhecimento e conteúdo, assim como inteligência emocional, social, sexual, entre diversas outras. A maturidade em um nível ideal ou acima, permite uma relação equilibrada. 

Beleza é o envolvimento de duas pessoas por questões biológicas. Nós não podemos saber mas certas pessoas nos atraem mais do que outras. Isso implica que as pessoas mais belas biologicamente falando, possuem maiores chances de sobreviver, reproduzir, assim como melhores chances de possuir uma qualidade de vida ideal ou muito boa. Já vimos que a Beleza é um dos fatores que envolvem o amor, porém é um dos 12 fatores. Isso demonstra que na escolha de um parceiro a beleza não é determinante em muitos, mesmo que gere maior atração. Lembre-se que Beleza passa, então escolha bem o que quer.

Vontade é o envolvimento de duas pessoas quando uma delas tem o desejo de estar com alguém. A vontade pode ser somente sexual ou para sanar alguma necessidade. Vontade de fazer sexo, pode levar alguém a se envolver com alguém independente de quem a pessoa seja,  desde que sacie seu desejo de prazer. Vontade com frequência é algo a curto prazo, porém se o desejo e necessidade é saciada, então é possível que a vontade surja com maior frequência no decorrer do tempo.

Conteúdo pode significar inteligência, conhecimento, cultura, maturidade, mentalidade, equilíbrio, entre diversos outros. Algumas pessoas se sentem atraídas por pessoas inteligente, com muito conhecimento entre outros, enquanto outras evitam pessoas com conteúdo pelo fato dessas pessoas não saberem equilibrar o que sabem com a necessidade de adaptação ao ambiente e as situações de forma eficiente. Em um aspecto geral o equilíbrio em cada uma dessas características  fará o relacionamento ter maiores chances de dar certo. Além do mais, permite-nos que saibamos nas áreas que temos que melhorar e estar de olho. Isso permite equilibrar a relação e ser mais feliz.

Analisando adequadamente os fatores que levam as pessoas a se envolverem



Vimos até o momento que cada um dos fatores por si só podem levar as pessoas a se envolverem, da mesma forma como a soma de diversos fatores tendem a levar também as pessoas a se envolverem. Um dos que me chama grande atenção é a questão do Provedor e Amante.

Um provedor (não importa se é homem ou mulher) é a pessoa que tende a possuir e oferecer estabilidade. Que pode oferecer uma boa vida, ótimo futuro para os filhos, porém é péssimo nos fatores, atração, prazer, sentimento, atenção e afeto. Este tipo de posição acaba frustrando milhares de mulheres da qual, se envolvem com o Provedor por conveniência ou necessidade. Digo mulheres, pois em relação a questões de prazer para o homem é fácil, para a mulher as coisas mudam. 

Algumas mulheres utilizam uma estratégia ainda mais radical, que geralmente é se manter com o Provedor e achar um amante. Este é o equilíbrio que elas encontram para manter a relação: a traição. Assim o Provedor resolve questões de conveniência e Necessidade, enquanto o amante oferece prazer, afeto, atenção, atração, sentimento, vontade e desejo ardente. Muitas dessas mulheres acabam se apaixonando pelo amante e tendem a tentarem de alguma forma largar o Provedor para ficar com o amante. Algumas inclusive destroem a vida que construíram para satisfação pessoal. 

O que me choca é que muitas mulheres se acostumam com os Provedores, com um sexo ruim para manter a conveniência e necessidade. Muitas delas culpam o homem e ao mesmo tempo dizem que já tentaram de tudo e nada resolveu. Geralmente são mulheres inseguras, com uma maturidade baixa, com uma inteligência que não impressiona, em muitos casos Inocentes. Sem contar que muitas delas pensam e acreditam que sabem se relacionar e é justamente por este motivo que tendem a passarem enormes dificuldades na relação.

Mesclando os fatores que levam as pessoas se relacionarem podemos encontrar diversos motivos. Não acredite que nasceu para se relacionar, pois isso não é verdade. Uma relação requer muito mais do que as pessoas tendem a acreditar em um aspecto geral. é por isso que falham: pela falta de preparação. 

Pessoas Ideais e Equilibradas

Esses fatores são importantes por dois motivos:

1.                      Permite-lhe saber aonde precisa melhorar para manter quem ama.
2.                      Permite que saiba o que deve manter para manter a pessoa que ama.

Se descobrir o porque alguém está envolvido contigo, é muito provável que seja capaz de manter aquilo pelo qual a pessoa se apaixonou em você em primeiro lugar. Muitos relacionamentos chegam ao fim pela perda da imagem inicial que uma ou ambas as pessoas na relação tinham.

Ao mesmo tempo que descobre o que faz alguém ficar contigo, também descobrirá o que precisa melhorar. Descubra o que a pessoa gosta em você, descubra o que ela sente, e principalmente descubra questões como a do prazer (Satisfação sexual), atenção, afeto, interesse e atração. Saber desses fatores pode te ajudar a satisfazer a companheira e melhorar a relação.

Quando falamos de homens e mulheres ideais nos referimos a um equilíbrio em diversas dessas características da qual ajuda a manter a relação em equilíbrio. Quando o equilíbrio acontece, raramente alguém terminará ou tentará trair. Traição tende a acontecer por alguma necessidade. Uma vez que compreender a necessidade, poderá evitar a traição. Assim como poderá evitar o termino. Isso não quer dizer que sabendo de tudo manterá a pessoa que ama a seu lado. O que estou dizendo é que, aumenta as chances de não existir o termino ou a traição.

Conclusão

É possível ter uma vida equilibrada em uma relação. Basta que ambos ou um dos dois tenham vontade de fazer a relação dar certo. O amor é um pacote. Neste pacote existem diversos motivos que podem fazer alguém se apaixonar ou se envolver com alguém. Envolve o sentimento, envolve necessidades, atração, entre muitas outras. Em um aspecto geral, a palavra amor é utilizada para descrever a união de duas pessoas, independente dos motivos por trás. Porém, sou uma pessoa que gosta de saber como buscar e se aperfeiçoar em diversas áreas e uma dessas áreas é no relacionamento.


Sabendo o porque as pessoas se envolvem é possível compreender o porque se separam e também é possível saber o que as mantêm ao nosso lado. Procuro ser um pacote completo, não porque devo ser, mas porque gosto da ideia de ser. Se quero ser feliz com o que tenho, com o que me acompanha e com o que está comigo, o conhecimento será um ótimo aliado. Sem duvidas, isso é muito melhor do que permitir que a vida nos ensine através das experiências. Em muitos casos as experiências são boas, em muitos outros pode nos destruir. O conhecimento prepara o caminho e lhe permite sofrer menos. Isso deveria ser o suficiente para te convencer, mas a decisão é sua. Eu já fiz a minha. 

0 comentários:

Postar um comentário